top of page
Search

Como trabalhar para reduzir o risco sem fugir de ativos voláteis

  • Writer: Ímpar Inteligência em Investimento
    Ímpar Inteligência em Investimento
  • Oct 29, 2024
  • 3 min read


Volatilidade é uma medida da variação dos preços de um ativo financeiro ao longo do tempo. Em outras palavras, refere-se à intensidade e frequência com que o preço de um ativo sobe e desce. Ativos com alta volatilidade apresentam grandes flutuações de preço, enquanto ativos com baixa volatilidade têm variações menores e mais estáveis. A volatilidade é frequentemente usada como uma medida do risco associado a um investimento ou ativo; quanto maior a volatilidade, maior é a possibilidade de variação do preço de um ativo, e o risco de perdas ou ganhos pode ser significativo.


Para reduzir o risco associado a ativos voláteis sem evitar completamente esses ativos, podemos considerar as estratégias abaixo:


1.Diversificação: Distribua seus investimentos entre diferentes tipos de ativos e setores. Isso pode ajudar a minimizar o impacto da volatilidade de qualquer ativo específico e mitigar o risco do seu portfólio.


2.Alocação Estratégica: Ajuste a alocação dos seus investimentos de acordo com a sua tolerância ao risco e horizonte de investimento. O(a) investidor(a) deve compreender qual é o nível de risco que está disposto(a) a assumir em relação a volatilidade dos ativos. É importante combinar ativos voláteis com investimentos mais estáveis para equilibrar o risco do portfólio.


3.Hedging: Use estratégias de hedge, derivativos (como opções ou futuros), para proteger seu portfólio contra movimentos adversos nos preços dos ativos voláteis. Essa pode ser uma estratégia mais sofisticada para alguns investidores, talvez por não a entenderem tão bem. No entanto, consulte seu assessor ou assessora para mais informações.


4.Reavaliação Regular: Revise e ajuste seu portfólio periodicamente para garantir que ele esteja alinhado com seus objetivos e perfil de risco. Faça uma reavaliação da performance da sua carteira global e da performance individual de cada ativo em carteira. Procure entender o porquê de alguns ativos terem tido movimentos ruins ou exagerados, pode tratar-se apenas de um movimento especulativo ou talvez seja o momento de desfazer o investimento. Consulte seu assessor ou assessora.


Como trabalhar seu emocional (longo prazo)

Trabalhar seu emocional ao investir no longo prazo envolve desenvolver disciplina e resiliência para lidar com as flutuações do mercado. Aqui estão algumas dicas:


1.Educação e Planejamento: Tenha um plano de investimento claro e baseie suas decisões em análise e conhecimento, não em emoções. Entenda seus objetivos de longo prazo e mantenha uma estratégia consistente. Para obter um bom investimento de longo prazo, suas decisões devem ter mais razão e menos emoção.


2.Mentalidade de Longo Prazo: Foque no horizonte de longo prazo e não se deixe levar por movimentos de curto prazo. Aceite que a volatilidade é parte do processo e mantenha a perspectiva de que o mercado tende a crescer ao longo do tempo.


3.Controle Emocional: Pratique técnicas de controle emocional, como meditação, para manter a calma e viver de forma mais consciente durante períodos de alta volatilidade. Não se trata de suprimir as emoções, mas de reconhecê-las e compreendê-las. As pessoas que possuem controle emocional são capazes de agir de forma razoável e calculada.


4.Planejamento de Contingências: Esteja preparado(a) para eventos inesperados e tenha uma estratégia de contingência para lidar com crises de mercado. É importante também não alocar todos os recursos no longo prazo. Às vezes, durante esses eventos inesperados, podemos encontrar boas oportunidades de investir. Esteja atento(a).  

 

5.Avaliação de Desempenho: Avalie o desempenho do seu portfólio periodicamente e ajuste sua estratégia se necessário, mas evite decisões impulsivas baseadas em emoções momentâneas.

 

Essas estratégias ajudam a manter a disciplina e a resiliência emocional necessárias para navegar pelos altos e baixos do mercado e alcançar os objetivos de investimento no longo prazo. Espero que tenham gostado!


Até a próxima!




 
 
 

Comments


whatsapp-logo.png
ímpar nova logo.png

© 2021 por Impar Inteligência em Investimento

Rua Fradique Coutinho, 30 Cj 31
Pinheiros 05416-000 São Paulo, SP  Brasil

Saiba como chegar

whatsapp-logo.png
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

A Ímpar Inteligência em Investimento Agente Autônomo de Investimentos S/S LTDA, inscrita sob o CNPJ: 05.866.073/0001-84 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 (“Sociedade”), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“XP”) e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.”

bottom of page