top of page
Search

Devo investir no ativo vencedor do ano passado?

  • Writer: Ímpar Inteligência em Investimento
    Ímpar Inteligência em Investimento
  • Mar 9, 2023
  • 2 min read


É bastante normal, em uma análise primária, olharmos para o retorno passado para definir os investimentos que queremos fazer para o futuro, mas isso, sem uma análise mais ampla, pode nos levar, enquanto investidores(as), a cometer alguns erros.


Quando analisamos a performance de uma cesta de ativos composta pelos seguintes ativos: CDI, Ibovespa, Ouro, Dólar, S&P e Tesouro IPCA+2035 (ou NTN-B 2035), verificamos que, de 2010 a 2022 (portanto 13 anos analisados), tivemos apenas um período em que o ativo vencedor de um ano foi o vencedor do ano seguinte, que nesse caso foi o ouro nos anos de 2010 e 2011, que se valorizou 32,3% e 15,9%, respectivamente. Nos demais anos, o ativo vencedor de um ano não conquistou novamente o pódio no ano seguinte.


Elaboração: Ímpar Inteligência em Investimento AAI


Na tabela acima é possível verificar como foi a performance de cada um desses ativos em cada um dos anos analisados. Vejam como, em muitos casos, inclusive o ativo vencedor de um ano acaba ficando entre os ativos com menor valorização ou até prejuízo no ano seguinte.


Esta dinâmica ocorre, pois no mercado de investimentos é comum vermos exageros tanto nas altas quanto nas baixas do mercado, e esses exageros costumam ser corrigidos num período posterior. Eles nada mais são que os sentimentos do mercado que tenta antecipar os ciclos econômicos e gera essas grandes valorizações ou perdas (em ciclos “normais”, ou seja, quando não estamos passando por alguma grande crise por exemplo).


Infelizmente como o futuro é opaco e não temos como efetivamente adivinhar como será o próximo ano/ciclo, o melhor que podemos fazer é usar a diversificação para que o(a) investidor(a) tenha exposição a ativos que reajam de forma distinta dependendo dos acontecimentos futuros. Afinal, quem, no início de 2020, previa uma pandemia ou no início de 2022, uma guerra na Europa ou mesmo o nível de inflação que temos visto mundo a fora?


Uma forma eficiente de diversificação é construir uma carteira com ativos que tenham expectativa de retorno positivo com correlação negativa. Ficou curioso(a)? Quer saber mais sobre essa estratégia? Comente com o seu assessor ou assessora, pois, se for do seu interesse, esse pode ser o tema de um próximo artigo.


Um grande abraço!


 
 
 

תגובות


whatsapp-logo.png
ímpar nova logo.png

© 2021 por Impar Inteligência em Investimento

Rua Fradique Coutinho, 30 Cj 31
Pinheiros 05416-000 São Paulo, SP  Brasil

Saiba como chegar

whatsapp-logo.png
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

A Ímpar Inteligência em Investimento Agente Autônomo de Investimentos S/S LTDA, inscrita sob o CNPJ: 05.866.073/0001-84 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 (“Sociedade”), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“XP”) e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.”

bottom of page