Em que situação 10% de rentabilidade é melhor que 11%?
- Ímpar Inteligência em Investimento
- Jul 15, 2024
- 2 min read

No mundo dos investimentos, existe um conceito muito importante, que é o retorno esperado de uma determinada aplicação em relação ao risco exposto nesse investimento. Muitas vezes, 10% de rentabilidade é melhor que 11%.
Vamos fazer uma analogia: o que é melhor na sua opinião, atravessar uma estrada no meio dos carros correndo o risco de ser atropelado(a) ou subir na passarela e demorar alguns minutos a mais para atravessar quase sem risco? Nesse caso, atravessar a estrada no meio dos carros não vale a pena, o risco é desproporcional em relação à vantagem de chegar alguns minutos na frente.
Voltando para o mundo dos investimentos, esse caso hipotético citado acima seria a situação em que 10% de rentabilidade (atravessar pela passarela) é melhor que 11% (atravessar pela estrada chegando alguns minutos na frente). É claro que existem situações nas quais o risco é compensado por um retorno esperado muito maior comparado aos investimentos superconservadores, e nesses casos, o(a) investidor(a) arrojado(a) aceita o risco para tentar capturar um retorno excedente.
Quando falamos em "risco", é importante saber que existem vários "tipos" de riscos diferentes (risco de mercado, de crédito, de liquidez), mas vamos deixar para aprofundar esse tema em outro artigo.
Antes de decidir entrar ou não em um investimento, é fundamental entender qual o retorno esperado naquela aplicação e ponderar se o risco daquele investimento é proporcional ao retorno esperado. O(a) assessor(a) de investimentos é a pessoa certa para entender essa relação e indicar o investimento adequado para cada um, de acordo com o Perfil do investidor(a) e com o momento de vida de cada pessoa. Converse com seu assessor ou sua assessora para entender mais sobre esse tema.
Conte com a Ímpar!

Comments