top of page
Search

Poupar ou investir?

  • Writer: Ímpar Inteligência em Investimento
    Ímpar Inteligência em Investimento
  • Oct 29, 2024
  • 2 min read


Poupar dinheiro para investir pode ser uma tarefa desafiadora por diversos motivos. As despesas fixas, como aluguel, contas, alimentação, filhos, muitas vezes consomem a maior parte da renda, deixando pouco ou nada para economizar. Além disso, a falta de conhecimento em finanças pessoais pode dificultar a criação de um plano de poupança eficaz.


A pressão social para consumir, o apelo das compras imediatas ou a priorização de gastos supérfluos também podem levar ao desperdício, tornando mais difícil a acumulação de recursos. Os imprevistos financeiros, como emergências e dívidas inesperadas, podem desviar o foco da poupança.


Essas barreiras tornam essencial o desenvolvimento de hábitos financeiros saudáveis e a adoção de estratégias que ajudem a priorizar a poupança como um passo fundamental para o investimento.


Apenas para efeito de ilustração, vou separar a decisão de investimento em duas partes, que são passiva e ativa, sendo a primeira o ato de poupar e a segunda, o ato de investir. Poupar é uma coisa sem graça. Todo mês deixamos de comprar algo que gostaríamos muito de usufruir ou de poder ostentar. É como se nada fizéssemos, só sacrifício.


Já a parte ativa, essa é charmosa - estudar o mercado, selecionar o investimento, correr o risco - e, se bem-sucedida, cria a sensação de sucesso. Faz bem ao ego. É verdade que muitas vezes resulta em prejuízo e arrependimento. Mas, nesses casos, sempre é possível culpar o mundo pelos nossos erros.


Para usar apenas o exemplo mais famoso, muito se escreve sobre Warren Buffett, sua riqueza e suas técnicas ou princípios de investimento. Muito se foca em sua sagacidade, capacidade de antever o que vai acontecer, como ele sabe qual ação comprar e qual a hora certa de negociar.


Contudo, poucos livros ou matérias na internet ou na imprensa abordam sua disciplina para poupar, embora ele usualmente fale sobre seus hábitos espartanos.


Fala-se bastante sobre o sucesso de suas escolhas de investimento, mas pouco se diz sobre como ele, mesmo depois de bilionário, continuou levando adiante seu mantra sobre poupar e poupar. Boa parte da riqueza de Buffett veio de sua capacidade de abdicar dos prazeres da vida, de não se preocupar em ostentar e de manter um padrão de vida muito, muito aquém do que poderia.


Por mais que Buffett tenha tido a capacidade de prever e investir, o que mais contribuiu para sua riqueza foi sua disciplina em poupar por anos. Tão ou mais importante do que as apostas certeiras foi a disciplina.


Mas essa parte da história, que eu ilustrei como passiva, não tem glamour. É só sacrifício, disciplina e não tem o herói da jornada. Afinal, ele não teve de tomar nenhuma decisão inteligente e ousada. Se bem que, para poupar, ele teve muita força de vontade.


Para concluir, olhar para os mitos dos investimentos, procurar heróis, não vai fazer ninguém mais rico. O que pode tornar nosso futuro financeiro mais promissor são coisas tão simples e que podem estar muito próximas de nós, tais como o autocontrole e a disciplina para poupar e investir de forma consciente, de acordo com o nosso apetite a risco, objetivos e diversificação.


Não tem grandes charmes, não dá para contar vantagens e não nos faz sentir heróis, mas é a única forma de construir um futuro financeiro digno e confortável.


Bons investimentos.


 
 
 

Comments


whatsapp-logo.png
ímpar nova logo.png

© 2021 por Impar Inteligência em Investimento

Rua Fradique Coutinho, 30 Cj 31
Pinheiros 05416-000 São Paulo, SP  Brasil

Saiba como chegar

whatsapp-logo.png
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

A Ímpar Inteligência em Investimento Agente Autônomo de Investimentos S/S LTDA, inscrita sob o CNPJ: 05.866.073/0001-84 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 (“Sociedade”), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“XP”) e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.”

bottom of page