top of page
Search

PRAZOS E RENTABILIDADES NA RENDA FIXA

  • Writer: Ímpar Inteligência em Investimento
    Ímpar Inteligência em Investimento
  • Sep 19, 2022
  • 2 min read

Você já parou pra pensar se existe alguma relação entre os prazos dos títulos de Renda Fixa e as rentabilidades que eles oferecem?


Quando investimos em um título de renda fixa, seja um CDB, LCI, LCA, o normal é observarmos a seguinte dinâmica: quanto maior o prazo do título, maior a sua rentabilidade. Por exemplo, um título prefixado com rentabilidade de 10% ao ano e vencimento em 1 ano. Pensando nesse mesmo título, porém, com vencimento em 2 anos, normalmente ele terá uma rentabilidade acima de 10% ao ano. Você sabe por qual motivo isso acontece?


Nos títulos de renda fixa, a rentabilidade contratada no momento da aplicação só é garantida se o investidor ou investidora permanecer aplicado(a) até o dia do vencimento. Ou seja, se sair antes, é possível que ele(a) tenha uma rentabilidade abaixo do esperado, ou, em alguns casos, até mesmo rentabilidade negativa (prejuízo). Então, o risco de liquidez, que é aquele relacionado à necessidade de utilizar o dinheiro antes do vencimento da aplicação, é maior quando o vencimento é mais longo, e por esse motivo, para “compensar” o risco maior, a rentabilidade acaba sendo maior também.


Outro risco que acaba sendo maior quando o prazo da aplicação aumenta é o risco de crédito. Toda aplicação de “Renda Fixa” na prática é um empréstimo que os investidores fazem, com a condição de receber em um prazo específico o seu dinheiro de volta somado a um valor adicional, que é a rentabilidade da aplicação. Pois bem, pensando que estamos emprestando o nosso dinheiro para alguém, fica mais fácil concluir que, para aceitarmos receber nosso dinheiro de volta em um prazo mais longo, só faz sentido se recebermos uma taxa mais alta por isso. Lembrando que alguns títulos de renda fixa contam com uma camada extra de proteção contra esse risco de crédito, o famoso FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Peça ao seu assessor ou assessora mais informações sobre o FGC.


Esses são dois motivos para, normalmente, os títulos com vencimentos mais longos oferecerem rentabilidades mais altas.


Qualquer dúvida, converse com o seu assessor ou assessora sobre esse tema que sempre gera dúvidas. Aqui na Ímpar sempre buscamos explicar todas as “entrelinhas” do mercado financeiro.


Com a nossa experiência, pretendemos multiplicar o conhecimento e apoiar nossos investidores(as) nas tomadas de decisão.


Grande Abraço,



 
 
 

Comments


whatsapp-logo.png
ímpar nova logo.png

© 2021 por Impar Inteligência em Investimento

Rua Fradique Coutinho, 30 Cj 31
Pinheiros 05416-000 São Paulo, SP  Brasil

Saiba como chegar

whatsapp-logo.png
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

A Ímpar Inteligência em Investimento Agente Autônomo de Investimentos S/S LTDA, inscrita sob o CNPJ: 05.866.073/0001-84 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 (“Sociedade”), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“XP”) e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.”

bottom of page