Bons investidores precisam ter uma combinação de características, que juntas serão capazes de entregar uma rentabilidade condizente com cada tipo de pessoa.
Conhecimento é fundamental para bons investidores. Entender as diferentes classes de investimentos que existem, os riscos que elas oferecem em relação aos possíveis retornos é muito importante na hora de decidir pelo investimento A ou B. Caso você não tenha disposição para estudar sobre esses assuntos, é fundamental que essa função seja delegada a alguém capacitado, seja um(a) consultor(a) financeiro(a) ou um(a) assessor(a) de investimentos, por exemplo. O conhecimento vai ajudar bons investidores a tomar as decisões adequadas sempre que for necessário.
Conhecer o Perfil de Investimento é muito importante para os bons investidores, eles sabem que não existe uma aplicação que seja a ideal para todos os tipos de investidores. O perfil conservador, por exemplo, não suporta ver perdas nos seus investimentos, isso afeta a sua tranquilidade, por isso é de extrema importância que os investimentos estejam dentro do perfil de cada um(a). É necessário muito autoconhecimento para definir o seu “verdadeiro” Perfil de Investidor(a).
Ter objetivos claros é uma característica de bons investidores. Poupar dinheiro apenas “por poupar”, sem entender o motivo para que está se fazendo isso acaba sendo desmotivante. A partir do momento que entendemos aonde queremos chegar e quais sonhos queremos realizar, fica mais fácil criar um objetivo de longo prazo, definindo metas menores que nos conduzirão aos objetivos maiores.
A diversificação é outra palavra que está sempre no vocabulário dos bons investidores. Eles sabem que não existe “a melhor aplicação”, “a boa do dia” ou nada semelhante. Entre a renda fixa atrelada ao CDI ou atrelada ao IPCA, os bons investidores escolhem sempre as duas. Quando falamos de investimentos em ações, os bons investidores escolhem várias empresas diferentes para comprar as ações, porque sabem que a diversificação é uma maneira eficiente de diminuir o risco sem prejudicar a rentabilidade da carteira de investimentos.
A disciplina e a paciência são fundamentais para quem almeja ser um bom investidor ou uma boa investidora. É necessário criar uma rotina para poupar dinheiro ao longo de muitos anos, sem perder o foco. É importante entender que estamos deixando de gastar hoje, para gastar um valor muito maior no futuro. Uma boa maneira de manter o foco é fazer projeções da evolução do patrimônio ao longo dos anos, por exemplo: se economizar R$ “x” por ano durante “x” anos, qual valor de renda extra seria possível resgatar mensalmente na aposentadoria? Visualizando essas projeções fica mais fácil manter o foco e a disciplina para seguir no plano traçado. Um(a) assessor(a) de investimentos será capaz de auxiliar bons investidores nessas questões.
O Controle Emocional é muito importante. Bons investidores não são movidos pelo impulso, ou pela emoção. A visão de longo prazo é fundamental, e atitudes precipitadas normalmente geram prejuízos financeiros.
O acompanhamento periódico dos resultados é fundamental para avaliar se os objetivos estão sendo alcançados e se é necessário fazer alguma mudança na distribuição dos investimentos. A economia se movimenta em ciclos e com isso as oportunidades de investimentos estão em constante mudança, sendo muito comum a troca de um investimento por outro ao longo dos anos.
Essas são algumas características fundamentais para se tornar um bom investidor ou uma boa investidora. Conte com a Ímpar para te ajudar nessa jornada que é a construção do seu patrimônio, e venha fazer bons investimentos com a gente.
Bons investimentos.