top of page
Search

SELL IN MAY AND GO AWAY: AFINAL, MAIO É REALMENTE O MÊS DA QUEDA?

  • Writer: Ímpar Inteligência em Investimento
    Ímpar Inteligência em Investimento
  • May 9, 2022
  • 2 min read

Reza uma lenda no mercado financeiro de que o mês de maio é o mês-pesadelo do(a) investidor(a). Mas será que é mesmo? Puxando os dados do mês de maio, entre 1995 e 2021, o Ibovespa teve 17 retornos negativos e 10 positivos. Ou seja, em mais de 20 anos, essa é sim uma tendência, mas não uma regra.

Fonte: Investing.com, tabela elaborada pela Ímpar Inteligência em Investimento


O ditado: “Sell in May and go away” é um dos mais famosos do mercado de ações, se traduzido “venda em maio e vá embora”. Apesar de ser tratado como superstição ou uma simples lenda entre a maioria dos analistas, alguns investidores e investidoras ainda preferem adotar uma cautela maior nesse período. Essa lenda pode ter se tornado mais presente nos dias atuais porque, analisando os dados, 9 retornos negativos se concentram a partir de 2010, portanto, ela está mais recente na cabeça dos investidores (2010 a 2018).


Alguns especialistas do mercado apontam que a origem dessa “lenda” poderia ser o clima dos Estados Unidos e Europa. Isso mesmo, a explicação seria que, com o início do verão, muitos investidores se desfazem de suas posições antes de sair de férias e ficam por um período sem acompanhar o mercado. Porém, essa teoria das “férias do mercado”, para muitos analistas, não passa de suposição.


Outro motivo apontado por analistas, que pode explicar a tendência negativa de maio, é o tradicional otimismo do mercado no início de cada ano.


Todo início de ano, as projeções são otimistas. Todos acham que o ano seguinte será o melhor de todos. Mas quando chega maio, próximo ao fim do 1º semestre do ano, e o mercado analisa os principais indicadores e tendências para o 2º semestre, e vê que não são tão animadores ou positivos, o mercado reage negativamente, e isso influencia o Ibovespa consequentemente.


Porém, mais uma vez, não passam de especulações. Não há uma explicação certa do porquê de o mês de maio ter essa tendência negativa.

E maio de 2022 será de alta ou baixa? Qual a sua expectativa?

Fonte: https://blog.nelogica.com.br/


 
 
 

Comments


whatsapp-logo.png
ímpar nova logo.png

© 2021 por Impar Inteligência em Investimento

Rua Fradique Coutinho, 30 Cj 31
Pinheiros 05416-000 São Paulo, SP  Brasil

Saiba como chegar

whatsapp-logo.png
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

A Ímpar Inteligência em Investimento Agente Autônomo de Investimentos S/S LTDA, inscrita sob o CNPJ: 05.866.073/0001-84 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 (“Sociedade”), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“XP”) e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.”

bottom of page